Estruturação e Gestão do Escritório de Projetos da Udemo – PMO

em Portfolio 1171 visualizações

Período: a partir de Set/2015

O modelo visa garantir o desenvolvimento bem sucedido de projetos prioritários do governo para a melhoria da gestão em políticas públicas. Estabelece nova sistemática de organização, planejamento, definição de equipe e monitoramento. Os três eixos de ação do projeto são: produção metodológica (instrumentos, fluxos, responsabilidades), facilitação técnica (orientação e informação) e participação nos eventos de governança (apoio à tomada de decisão).

O Projeto

O Escritório de Projetos da Unidade de Desenvolvimento e Modernização das Organizações (UDEMO) responde à necessidade Secretaria de Planejamento e Gestão de estabelecer um padrão gerencial para a seleção de projetos estratégicos definidos pelo Gabinete da Pasta.

A UDEMO passou a compor a Secretaria de Planejamento e Gestão em 2015, quando foi estabelecida essa diretriz institucional de alinhar seus projetos com uma agenda de governo tendo como referências o Plano Plurianual (PPA) e as medidas de contenção orçamentária. Experiências de trabalhos externos do ano de 2014, para as quais haviam sido definidos procedimentos administrativos, não apresentaram condições de avaliação do resultado.

Para articular solicitações e oportunidades diferentes organizações, conciliando uma diversidade de interesses e mobilizando competências adequadas, foi criada a ferramenta de gestão e o Escritório de Projetos em Setembro de 2015. Ele permite acompanhar os resultados e desdobramentos dos trabalhos oferecendo monitoramento sobre os resultados dos Projetos Estratégicos à Coordenação da UDEMO e ao Gabinete da Pasta.

O Escritório busca implementar os 8 (oito) projetos prioritários vigentes; definiu fluxos e instrumentos de gestão (até a etapa de monitoramento/execução); a qualificação de informações para a iniciação (abertura) dos trabalhos; a unificação dos canais de comunicação e de gestão documental; alocação de equipe; o registro e monitoramento das pendências, encaminhamentos e necessidades; e na promoção da transparência quanto à situação do conjunto de projetos estratégicos.

Produtos

1 – PMO – 0. Termo de Proposição de Projeto (TPP) – Clean Comentado
2 – PMO – 0. Termo de Proposição de Projeto (TPP) – Exemplificado
3 – PMO – 1. Apresentação de Abertura de Projeto
4 – PMO – 2. Plano de Projeto (PP) – Clean Comentado
5 – PMO – 2. Plano de Projeto (PP) – Exemplificado
6 – PMO – 4. Página de Status do Projeto (exemplificada)
7 – PMO – 5. Painel de Status do Portifólio (exemplificado)
8 – PMO-Alocação-EPPs-2016
9 – PMO-Novo-Fluxo-Projetos-Prioritários-v2
9 – PMO-Painel-Geral-dos-Projetos-Prioritários-até-28-07-2016.png
10 – PMO-Painel-Geral-dos-Projetos-Prioritários-até-01-08-2016
11 – PMO-Painel-Geral-dos-Projetos-Prioritários-até-19-08-2016.png

Equipe

Danilo Vilas Bôas Dantônio – Especialista em Políticas Públicas
José Paulo Rodrigues Santiago – Especialista em Desenvolvimento Tecnológico

Mais recente de Portfolio

Ir para O Topo