Reunião entre SGGD e Especialistas em Políticas Públicas discute planos de modernização da gestão pública

em Notícias 553 visualizações

Na última sexta-feira (12/05/2023), o Secretário Executivo da Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), Leonardo Sultani, e a Chefe de Gabinete, Tarcila Peres Santos, se reuniram com os Especialistas em Políticas Públicas (EPP) para debater os desafios e as oportunidades da atual gestão.

Tarcila fez um breve relato da trajetória da carreira de EPP nos governos anteriores e Sultani compartilhou sua experiência no serviço público e sua visão sobre a situação atual da administração estadual. Ele destacou os projetos de reestruturação e modernização de setores centrais e estratégicos que ficaram estagnados no tempo, como compras públicas, recursos humanos e informática (Prodesp). Sultani relatou sua perplexidade durante a transição de governo ao constatar que São Paulo, o estado mais rico e desenvolvido da Federação, estava paralisado no tempo em termos de gestão pública.

O Secretário Executivo citou alguns exemplos positivos de mudanças que o novo governo já iniciou, tais como a substituição do sistema Sem Papel pelo Sistema Eletrônico de Informações e a substituição da Bolsa Eletrônica de Compras (BEC) pelo Portal de Compras do Governo Federal. Sultani apresentou sua visão crítica sobre a situação precária dos órgãos centrais estabelecidos pelo Decreto-Lei 200/1967, e compartilhou seu conhecimento sobre o caos instalado na área de recursos humanos do estado, marcado pelo emaranhado legislativo, pela infinidade de regras e exceções, e pela defasagem remuneratória.

Criticou também a estratégia disseminada entre diversos agentes públicos que estabeleceram seu poder criando dificuldades para vender facilidades. Finalmente, Sultani informou aos servidores que o novo governo priorizará a reestruturação dos cargos comissionados e, em seguida, se dedicará às carreiras do estado, tendo como referência o Governo Federal.

Os diretores da Associação dos Especialistas em Políticas Públicas do Estado de São Paulo (AEPPSP) cumprimentaram o novo Gabinete da SGGD e manifestaram as expectativas da carreira em relação ao novo governo. Outros EPP reforçaram o papel e o potencial da carreira na melhoria das políticas públicas.