Diagnóstico Preliminar do Estado de São Paulo

em Portfolio 345 visualizações

Leia na íntegra a matéria Diagnósticos preliminares para a construção do PPA do Estado de SP são apresentados na Sefaz publicada na intranet da Secretaria da Fazenda.

Trata-se da criação de um diagnóstico do estado de São Paulo sintetizando documentos oficiais, planos setoriais nacionais e estaduais, e estudos de órgãos de pesquisa. Procurou mostrar a condição em que o estado de São Paulo entrava no ano de 2023 como ferramenta preparatória do ciclo de planejamento 2024-2027, o qual se inicia com o Plano Plurianual que será elaborado em 2023.

Período: Mar/22 a Fev/23

O Projeto

Com a apresentação deste diagnóstico, a Coordenadoria de Planejamento, da Secretaria
da Fazenda e Planejamento, visa compartilhar com as secretarias e órgãos parceiros uma
referência técnica que os apoie na identificação e delimitação dos problemas de sua área de atuação. A delimitação da situação inicial não é apenas o primeiro passo para o planejamento da atuação do Poder Público, mas também uma etapa fundamental que impactará positiva ou negativamente todas as etapas posteriores.

Neste momento, visamos responder a primeira questão crucial da metodologia utilizada no PPA paulista, o Orçamento orientado para Resultados (OpR): de onde partimos?

Este trabalho procura contribuir com análises sobre diferentes dimensões das condições
de vida da população do estado de São Paulo, relevantes para o processo de planejamento do próximo ciclo do Plano Plurianual 2024-2027, notadamente para a sua fase de Elaboração. O texto foi construído com base em nove eixos:

  1. Território e demografia
  2. Meio ambiente
  3. Economia
  4. Mercado de trabalho
  5. Padrão de renda
  6. Educação
  7. Habitação
  8. Saúde
  9. Segurança pública

Os capítulos trazem análises e informações que visam fomentar debates e reflexões sobre demandas para políticas públicas destinadas aos órgãos setoriais do governo estadual de São Paulo.

Os temas foram analisados de forma a construir um diálogo articulando as políticas públicas regionais e nacionais e as metodologias, boas práticas e acordos internacionais, tais como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Produtos

Diagnóstico Preliminar do Estado de São Paulo: desafios para o planejamento plurianual do período 2024-2027 – Documento em PDF

Diagnóstico Preliminar do Estado de São Paulo: desafios para o planejamento plurianual do período 2024-2027 – Apresentação em PPTX

Equipe

Antonio Celso Agune – Especialista em Desenvolvimento Tecnológico da Fundap
Gian Fabricio Martins Silva – Especialista em Políticas Públicas
Guilherme Pallerosi – Executivo Público
Leila Tendrih – Analista em Planejamento Senior da Fundação Seade
Letícia Tarifa – Especialista em Políticas Públicas
Ligia Salome Varandas Esteves Beira – Técnico em Desenvolvimento Organizacional da Fundap
Livia Diniz

Mais recente de Portfolio

Ir para O Topo