Com apoio da ANESP, gestores de SP fundam entidade representativa

em EPP em Foco 392 visualizações

Evento de oficialização da Associação dos Especialistas em Políticas Públicas de SP ocorreu na última quarta-feira. Para o presidente da ANESP, gestores paulistas devem continuar unidos, sobretudo para superar os desafios que se colocarão nos próximos anos

A ANESP participou, na última quarta-feira (24), na capital paulista, da solenidade de fundação da Associação dos Especialistas em Políticas Públicas do Estado de São Paulo (AEPPSP). O presidente da Associação dos EPPGGs, Roberto Pojo, aproveitou o encontro para fortalecer a disposição da entidade em ajudar a carreira de gestor do estado de SP em busca de sua consolidação.
Pojo foi um dos integrantes da mesa que oficializou a criação da AEPPSP. Em sua fala, o presidente da ANESP disponibilizou alguns dos meios de comunicação da Associação para ajudar a divulgar a carreira de Especialista em Políticas Públicas (EPP) e salientou a possibilidade de dar suporte em relação aos contatos com órgãos da sociedade civil organizada.

Um ponto que chamou a atenção do dirigente da ANESP foi a visível união que os EPP têm mostrado nesses movimentos iniciais de luta por representatividade. “O evento foi excelente. Eles estão muito coesos, mas é importante lembrar que deverão se manter assim para enfrentar os muitos desafios que ainda se colocarão”, comentou Pojo.

A diretoria da nova Associação concordou com o sucesso da solenidade. “ Foi muito importante, por estabelecer um primeiro contato com a sociedade paulista, com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com outras entidades semelhantes, e por conseguir reunir mais uma vez os Especialistas de São Paulo para continuar dando fôlego aos nossos projetos. Agradecemos a presença de todos e especialmente da ANESP, que tem sido sempre muito solícita e parceira nesse momento”, afirmou a porta-voz da Diretoria da AEPPSP.

O evento aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e contou com a presença maciça dos integrantes da carreira em questão, especialistas do setor, autoridades e políticos regionais. Além de Pojo, formaram a mesa o diretor-geral da AEPPSP, João Marcelo de Souza Gomes, a especialista em Gestão Pública Evelyn Levy e o professor-doutor Fernando Luiz Abrúcio.

Carreira estadual

O cargo de Especialista em Políticas Públicas de São Paulo (SP) foi criado em janeiro de 2008. Em março de 2009 foi lançado o edital para o primeiro concurso da carreira, que contou com quase 3.800 inscritos. Desses, os 150 mais bem classificados passaram pelo curso de formação específica, realizado na Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap).

Na administração pública, os EPP sofrem com problemas diversos. Um dos principais é a remuneração, considerada baixa e que não reflete o nível de capacitação dos profissionais. Outro problema diz respeito à atividade que os gestores deveriam exercer. Não há um consenso, sobretudo do ponto de vista dos demais servidores estaduais, que possuem certa restrição ao cargo. Com isso, eles acabam exercendo funções das mais diversas, que muitas vezes não têm a ver com a gestão governamental. Como resultado, cerca de um ano após a posse dos 150 EPP, mais de 40 já abandonaram a carreira.

Para saber mais sobre a carreira de gestor governamental em São Paulo ou em outros Estados, acesse este link.

Fonte: Assessoria de Comunicação ANESP em 25.11.2010.