Diretor da Associação dos Especialistas em Políticas Públicas do Estado de São Paulo (AEPPSP) concedeu hoje (05.nov.2013) pela manhã entrevista no programa CBN SP, da Rádio CBN, sobre a Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM). O Especialista em Políticas Públicas falou sobre a necessidade de criar-se estruturas organizacionais, fortalecer carreiras de Estado, e ampliar a transparência ativa da administração pública.
Sobre o caso da recente ação da CGM, reconheceu como competente o trabalho realizado pela Prefeitura de combate à corrupção não apenas no varejo (corrupção de pequeno porte), mas inclusive no atacado (corrupção de grande porte, operada em altos escalões). Destacou também a importância de que se avance ainda mais no sentido da promoção da integridade pública já em andamento pela Controladoria.
Perguntado sobre de que modo a população pode acompanhar o trabalho da administração pública, o EPP destacou a importância de que se fortaleça crescentemente a transparência ativa, tornando as informações públicas acessíveis.
Finalmente, comentou que, no caso do estado de São Paulo — o qual tem um orçamento ainda maior do que o da capital e ainda não possui uma Controladoria — no atual mandato os concursos públicos para as carreiras do Ciclo de Planejamento e Gestão estão paralisados. Citou o caso da carreira de Especialista em Políticas Públicas, a qual foi criada com 500 cargos, mas que atualmente conta com apenas 82 profissionais em seu quadro, sem qualquer sinalização do Palácio dos Bandeirantes para a realização de um segundo concurso.
Ouça a entrevista completa (~ 11min):