Período: Ago/2013 a Dez/2013.
O planejamento estratégico participativo da Udemo teve a finalidade de fornecer direcionamento a ser seguido por toda a coordenadoria, identificando responsabilidades, garantindo alinhamento entre os atores e oferecendo meios para medição do sucesso da estratégia de modo focado. Dessa forma, visou alcançar os objetivos institucionais da então Secretaria de Gestão Pública e do Governo de Estado de São Paulo voltado à maximização dos resultados e à geração de valor público.
O Projeto
Os planos da Udemo de curto, médio e longo prazos procuraram orientar as ações da unidade para a consecução de resultados, contribuindo para o fortalecimento da gestão das políticas públicas e beneficiando os órgãos da administração pública paulista e a sociedade. O pressuposto era o de que um planejamento para a Udemo, qualificado e aderente à realidade, somente seria alcançado por meio de intensa participação dos Especialistas em Políticas Públicas vinculados à Udemo e à carreira.
Para cada momento do processo de elaboração do Planejamento da Udemo foi empregada uma estratégia participativa específica (entrevistas, formulários online, oficinas) que contemplou e considerou as múltiplas opiniões e experiências dos EPPs. Para as deliberações e validações acerca do conteúdo essencial de cada momento, ocorreram encontros presenciais, agendados e divulgados com antecedência.
Outra preocupação que pautou o processo de planejamento da Udemo foi relacionado ao alinhamento do Planejamento com o núcleo diretivo da SGP. Buscou-se sempre, ao final de casa fase, a validação das propostas pelo Coordenador da Udemo e pelo Gabinete da Secretaria de Gestão Pública.
Os seguintes momentos constituíram o Planejamento Participativo da Udemo:
1. Diagnóstico e Levantamento de Problemas
Metodologia: define um problema central, identifica causas e efeitos, analisa nós críticos e vulnerabilidades internas e externas, e esclarece sobre questões específicas e estratégicas relacionadas à atuação dos Especialistas e da Udemo no estado.
Produtos: Árvore de Problemas, Análise SWOT (forças, fraquezas, ameaças e oportunidades), Árvore de Objetivos
Conclusão: out.2013
2. Definição da Identidade Institucional
Metodologia: define a missão, visão e valores da unidade, expressões que conferem personalidade e que traduzem o que se considera ideal para a Udemo.
Produto: Identidade Institucional da UDEMO (missão, visão e valores)
Conclusão: nov.2013
3. Cenários Prospectivos
Metodologia: complementa o diagnóstico, considerando as tendências e as principais forças motrizes e fatores-chave para a Secretaria de Gestão Pública (SGP) e o Governo do Estado de São Paulo (GESP), arquiteta os possíveis cenários futuros de médio prazo para orientar a formulação dos objetivos estratégicos da Udemo.
Produto: Cenários hipotéticos plausíveis Udemo / SGP / GESP
Conclusão: nov.2013
4. Objetivos Estratégicos e Resultados Desejáveis
Metodologia: define, para cada perspectiva estruturante, objetivos estratégicos e ações de sustentação que auxiliem a visualização da estratégia de uma forma mais simples, garantindo coerência e facilitando todo o processo de comunicação, divulgação e apresentação da estratégia da Udemo.
Produto: Mapa Estratégico da Udemo
Conclusão: dez.2013
5. Plano de Ação
Metodologia: a partir da análise dos ambientes interno e externo, da análise de cenários, avaliação de governabilidade, urgência e dificuldade, formula e prioriza ações de curto, médio e longo prazos visando o alcance dos objetivos estratégicos anteriormente definidos. Inclui elaboração de indicadores e estabelecimento de metas.
Produto: Plano de Ação da Udemo
Conclusão: dez.2013
6. Revisão do Planejamento
Metodologia: com base na avaliação da implementação do plano, formula sua revisão.
Produto: Planejamento revisado e atualizado
Previsão: 2º semestre de 2014
O Mapa Estratégico da Udemo
A Udemo iniciou seu processo de Planejamento Estratégico 2014-2015 em agosto de 2013. Inicialmente a equipe mobilizou-se para identificar problemas e diagnosticar um problema central. Posteriormente, buscou-se a identificação dos elementos para a construção da visão estratégica, bem como a definição dos objetivos estratégicos para as perspectivas estruturantes do Mapa Estratégico.
Desta forma, na primeira perspectiva do Mapa Estratégico estão os órgãos do governo paulista e a sociedade. São cinco macro-objetivos alocados no topo das perspectivas que respondem o que o estado e a sociedade esperam da Udemo. Formada por cinco objetivos estratégicos, a segunda perspectiva é formada pelos Processos Internos. Na terceira perspectiva, denominada Pessoas e Infraestrutura, também foram elencados cinco objetivos estratégicos.
Os dez objetivos estratégicos supracitados eram de governabilidade total ou parcial da Udemo e da SGP e foram desdobrados em ações com metas, prazos, indicadores e responsáveis. Desta maneira, pretendeu-se mostrar que a primeira perspectiva somente teria seus objetivos plenajemente alcançados se cada um dos objetivos estratégicos fosse alcançado.
Todas as contribuições foram organizadas buscando a síntese do pensamento coletivo dos Especialistas em Políticas Públicas participantes. A seguir, seguem os principais produtos que constituíram o Planejamento Participativo da Udemo (clique nas imagens para ampliá-las).
Produtos
1 – Árvore de Problemas da Udemo
2 – Análise SWOT da Udemo
3 – Árvore de Objetivos da Udemo
4 – Produtos estruturantes e Mapa Estratégico da Udemo
5 – Mapa Estratégico da Udemo
Equipe
Daniel Guimarães de Araújo – Especialista em Políticas Públicas
Fabio Alvim Klein – Especialista em Políticas Públicas
Luiz Gustavo de Castro Oliveira – Especialista em Políticas Públicas
Rodrigo Augusto Romeiro – Especialista em Políticas Públicas
Rogério Haucke Porta – Especialista em Políticas Públicas
Tarcila Peres Santos – Especialista em Políticas Públicas