Período: A definir.
O Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania (SJDC), tem como missão promover o exercício da cidadania por meio da participação popular e garantir formas alternativas de acesso à Justiça.
O Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania (SJDC), tem como missão promover o exercício da cidadania por meio da participação popular e garantir formas alternativas de acesso à Justiça.
O Projeto
Visando atender às necessidades do CIC, estabeleceu-se, desde 2012, uma parceria entre a Secretaria de Gestão Pública (SGP) e a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania (SJDC), por meio do “Projeto Apoio à Gestão do Centro de Integração da Cidadania”. O projeto tem como intuito apoiar os CICs na criação de condições permanentes de melhoria da gestão dos serviços públicos prestados, mediante estudos técnicos realizados pelos Especialistas em Políticas Públicas. Para a execução do projeto, foram realizadas visitas aos CICs, levantamento de dados, análise e sistematização das informações e das legislações pertinentes. O trabalho foi elaborado conjuntamente pelos Especialistas em Políticas Públicas e pela equipe CIC (Coordenação e diretores dos postos). Dentre os objetivos da parceria, destacam-se:
1 – Elaborar planejamento estratégico, tático e operacional, assim como apoiar o desenvolvimento de metodologias;
2 – Propor melhorias para gestão de fluxos de processos: sistematizar e padronizar a recepção de informações e os documentos dos postos do CIC;
3 – Elaborar mecanismos de avaliação e monitoramento das ações do CIC.
Produtos
1 – Visitas aos postos CIC – Relatório geral das principais dificuldades de gestão dos postos;
2 – Elaboração do Planejamento Estratégico em conjunto com equipe CIC – Planejamento Estratégico 2013-2016;
3 – Elaboração do Planejamento Tático a partir do Planejamento Estratégico – Planejamento Tático 2013-2016;
4 – Elaboração da planilha-modelo do Planejamento Operacional dos Postos e do Tutorial para seu preenchimento – Planilha-Modelo e Tutorial de Preenchimento;
5 – Gestão de fluxos de processos: sistematização e padronização da recepção de informações e dos documentos nos postos do CIC – Redesenho do fluxo de atendimento da Recepção; Planilha-Modelo de Recepção e Tutorial de Preenchimento; Planilha-Modelo de Atendimento dos Parceiros (Relatório Quantitativo); Planilha de Compilação dos Atendimentos dos Postos; Modelo de Relatório Qualitativo dos Postos.
Equipe
Daniel de Oliveira Pereira – Especialista em Políticas Públicas
Danielle Padovani da Silva – Especialista em Políticas Públicas
Mauricio Aparecido Pelegrini – Especialista em Políticas Públicas
Stephanie Aude Soublin – Especialista em Políticas Públicas