Construção do Modelo de Monitoramento do Programa Recomeço

em Portfolio 329 visualizações

Período Jun/15 a Mar/16

O Projeto

O objetivo da equipe foi auxiliar a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social no desenho de um sistema de monitoramento do Programa Recomeço, dirigido a dependentes químicos, para capturar e processar adequadamente as informações sobre suas ações no combate ao consumo de entorpecentes no Estado de São Paulo.

Os gestores do programa percebiam pouca produção de dados estruturados capazes de fundamentar suas decisões, que eram tornadas de acordo com experiência empírica, em vez de análise de dados. Sem um sistema, uma simples coleta de dados gerava um esforço da força de trabalho do órgão muito superior à capacidade de obtê-los, pois os servidores ocupados com rotinas diárias precisavam optar entre executar e a rotina ou tentar obter informações e tentar avaliar o que ocorria no programa.

A equipe de Especialista em Políticas Públicas buscou sistematizar as informações fornecidas pelos gestores e executores da política de atendimento aos dependentes químicos, propor indicadores e ferramentas para a avaliação em período oportuno das ações do Programa Recomeço. Durante o projeto, ela estabeleceu parâmetros para a construção do Sistema Informático de Monitoramento do Programa Recomeço e incluiu esses parâmetros nas ferramentas que pudessem servir à lógica de um sistema integrado de monitoramento.

Produtos

1. Relatório de Situação Inicial
2. Proposta de Ações
3. Recomeço família
4. Biblioteca de indicadores
5. Parâmetros para Informatização

Equipe

Bernadete Martinson Souza Pereira – Especialista em Políticas Públicas
Gian Fabricio Martins Silva – Especialista em Políticas Públicas
Leonardo Rossatto Queiroz – Especialista em Políticas Públicas

Mais recente de Portfolio

Ir para O Topo