Udesc recebe palestras e workshops sobre Modelo de Excelência em Gestão Pública

em Notícias 340 visualizações

Instrutora do GesPública catarinense apresentou método para melhoria contínua da gestão

Deise Cristina Wischral, instrutora da GesPública SCA excelência na gestão pública foi tema de palestras e workshops realizadas na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) nos dias 24 e 25 de setembro, no âmbito da disciplina Administração Pública II, do curso de Administração Pública. A palestrante Deise Cristina Wischral, gerente de Gestão da prefeitura de Jaraguá do Sul e voluntária da Rede Nacional de Gestão Pública, abordou o tema “Modelo de Excelência em Gestão Pública: Excelência – um valor requerido pelo cidadão” diante de duas turmas: na última segunda-feira (24), no auditório da Esag, em Florianópolis, durante aula da professora Patrícia Vendramini; e no dia seguinte, no auditório da Cesfi, em Balneário Camboriú, durante aula da professora Aline Regina Santos.

Especialista no assunto, Deise é instrutora do GesPública SC, núcleo estadual do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, e coordenou a organização do 1º Seminário Catarinense para Melhoria da Gestão Pública Municipal, realizado em agosto. As professoras Patrícia Vendramini e Aline Santos também são voluntárias do GesPública SC.

Avaliação contínua

Nas palestras, Deise falou sobre como buscar a melhoria contínua do modelo de gestão, apresentando a estrutura do Modelo de Excelência em Gestão Pública – seus fundamentos, requisitos e critérios. Ela explicou a lógica do sistema de auto-avaliação continuada, ressaltando que para iniciar o processo basta o gestor “baixar a ferramenta no site do GesPública e começar a aplicar conceitos”. Aos alunos de Administração Pública da Udesc, Deise fez um alerta: “O Brasil é referência em modelo de gestão, mas está falhando na aplicação. Temos um grande desafio pela frente para colocar esses fundamentos em prática”.
Ao final do workshop, os alunos representaram por meio de desenhos a aplicação de alguns fundamentos do Modelo.

Apresentação de trabalhos encerrou oficinaAs palestras estão inseridas no Projeto Comunidade de Práticas, alocado no Prapeg/2012, coordenado pela professora Ivoneti Ramos, sub-chefe do Departamento de Administração Pública. Em Balneário Camboriú, a atividade teve o acompanhamento da Coordenadora Local, professora Deisiane Delfino. O evento contou com o apoio técnico de Paula Michels, Técnica Universitária do DAP.

O Modelo de Excelência em Gestão Pública já havia sido tema de um projeto de pesquisa na Udesc Esag entre agosto de 2011 e julho de 2012: “O Gespública como propulsor de mudanças organizacionais” foi desenvolvido pelas professoras Aline Regina Santos e Patrícia Vendramini, mais três bolsistas do curso de Administração Pública. Como resultado, mostrou os efeitos positivos do programa em uma organização pública de Santa Catarina.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz <gustavo.vaz@udesc.br> / 48-3321.8281
Fonte: http://www.udesc.br/?idNoticia=5314