O UOL Notícias produziu mais uma ótima reportagem sobre distorções e privilégios no Governo do Estado de São Paulo que contam com o patrocínio político do Governador Geraldo Alckmin. Na reportagem é possível conferir, também, a posição institucional da Associação dos Especialistas em Políticas Públicas do Estado de São Paulo, que destacamos abaixo:
“A defasagem salarial na grande maioria das carreiras do estado gera desequilíbrios históricos graves e a consequente precarização do serviço público. As energias do Governo paulista para aumentar em mais de 40% o teto constitucional da remuneração dos servidores parece destoar do necessário debate público de valorização profissional de todos os servidores do Estado de São Paulo. O aumento do teto remuneratório beneficiará apenas servidores que já recebem salários equivalentes ou maiores que o do Governador, enquanto a imensa maioria dos servidores públicos paulistas recebe salários muito abaixo desse teto.
Além disso, o Governador Geraldo Alckmin não cumpre a revisão geral anual dos salários dos servidores regulamentada por lei estadual desde 2006, que deveria repor a corrosão da inflação e promover incrementos remuneratórios a todos os servidores de forma mais justa e equilibrada, e não apenas aos mais bem remunerados. Neste sentido, seria benéfico que o Governo e sua base aliada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo assumissem um compromisso com a valorização e a gestão estruturada dos recursos humanos como um todo, com a transparência pública e o controle social necessários a tema de tamanha relevância.”
Confira a reportagem na íntegra: