AEPPSP realiza Ato de Fundação

em EPP em Foco 431 visualizações

Em evento realizado na ALESP, Especialistas em Políticas Públicas celebram fundação de Associação comprometida com o fortalecimento do Estado e com os direitos de cidadania

Na última quarta-feira (24), em evento realizado no auditório André Franco Montoro, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a Associação dos Especialistas em Políticas Públicas do Estado de São Paulo celebrou seu Ato de Fundação.

A cerimônia, que reuniu cerca de 150 pessoas, contou com a presença de diversos representantes do poder público e da sociedade civil e reuniu pesquisadores e interessados no tema da gestão pública brasileira. O ato contou, dentre outras, com as seguintes presenças ilustres: os deputados estaduais Simão Pedro e Carlos Giannazi e a deputada estadual eleita Heroilma Soares Tavares; os assessores parlamentares Dario dos Santos Melo e Jean Peres (representando, respectivamente, os deputados estaduais Davi Zaia e Raul Marcelo); os secretários-adjuntos Ricardo Toledo Silva (Secretaria de Saneamento e Energia) e Carlos Nabil Ghobril (Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho); o superintendente do Programa Poupatempo, Alexandre Araújo; Monica Maluf, representando a Fundap; o presidente da Associação dos Gestores Públicos do Estado de São Paulo, Editon Volpi Gomes; Rafael Português, vice-presidente da Associação Paulista de Defensores Públicos; Jorge Eluf Neto, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Luciana Zaffalon, ouvidora geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo; o diretor do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Carlos Gilberto Salvador Camacho; o professor do Curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (USP), Luiz Gustavo Bambini.

Em sua exposição, João Marcelo de Souza Gomes, diretor-geral da AEPPSP, falou sobre os princípios e objetivos da Associação, como a defesa dos direitos de cidadania por meio do compromisso com a formulação e a execução de políticas públicas eficientes, eficazes e efetivas, aliando capacidade técnica e compreensão política. Destacou ainda a importância da interlocução com a sociedade civil organizada. O diretor destacou também a importância do fortalecimento da carreira: “A AEPPSP pretende contribuir incisivamente para a construção da identidade da carreira, que se coloca como o desafio mais premente do recém-criado cargo”, disse Gomes.

Figura central do processo de reforma do Estado no governo federal nos anos 1990 e idealizadora da carreira em São Paulo, a Especialista em Gestão Pública Evelyn Levy reforçou a importância da carreira para a efetividade das ações do Estado.

Roberto Pojo, presidente da Associação Nacional dos EPPGGs, carreira com atribuições semelhantes em âmbito federal, falou sobre a disposição da entidade em ajudar a AEPPSP a consolidar a carreira de gestor no governo do Estado de São Paulo e, dessa forma, fortalecer a profissionalização da gestão pública.

O professor Fernando Luiz Abrucio, coordenador do mestrado e doutorado em Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas, parabenizou os Especialistas em Políticas Públicas pela criação da Associação e enfatizou a necessidade de articulação política para o fortalecimento da carreira. Abrucio destacou que a carreira terá uma série de desafios para sua consolidação, mas destacou sua importância para o fortalecimento da cidadania.

Após a cerimônia, foi oferecido aos presentes um coquetel, servido no salão monumental da Assembleia Legislativa.

Mais informações sobre a recém-criada Associação e a carreira de Especialista em Políticas Públicas do Estado de São Paulo estão disponíveis no sítio aeppsp.org.br e pelo e-mail da AEPPSP (aeppsp@aeppsp.org.br).