AEPPSP

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
AEPPSP / Carreira

A Carreira

E-mail Imprimir

Sobre a Carreira

Inspirada em modelos de modernização e profissionalização da Administração Pública experimentados com êxito em vários países, a carreira surge em 1989 no governo federal com a denominação de Especialista em Políticas Políticas e Gestão Governamental (EPPGG). Sua inserção no contexto brasileiro foi fortalecida pelo Plano Diretor da Reforma do Estado (1995), que proclamou a necessidade de criação de um corpo burocrático, estável e qualificado, que integraria o núcleo estratégico de governo e garantiria maior grau de transparência e qualidade técnica à gestão pública. Comprometidos com o espírito público, esses profissionais têm atuado na formulação e implementação de políticas públicas, ampliando as condições de governança do Estado e a participação dos cidadãos nas ações de governo.

Na última década, a disseminação dessa carreira em diversos estados da nossa federação evidencia a relevância de sua atuação. Para além da realização de uma gestão pública mais eficiente, que prime por uma utilização mais racional de seus instrumentos e recursos, esses servidores têm contribuído para que o Estado realize sua função basilar de desenvolver ações que impactem positivamente o cotidiano dos cidadãos.

A Carreira em São Paulo

O primeiro concurso público foi iniciado em maio de 2009 e incluiu um curso de formação organizado pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (FUNDAP) de 480 horas, em que os candidatos tiveram disciplinas relacionadas à sua área de atuação. Foram abertas 150 vagas nessa primeira edição do concurso, promovido pela Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo (SGP), pasta em que os profissionais foram lotados.

A posse da primeira turma ocorreu em março de 2010 e os EPPs permanecem desde então vinculados à SGP, tendo sido distribuídos na sede da própria Secretaria - situada no Centro Integrado CIDADE II - e em prédio localizado na Florêncio de Abreu.

Perfil

A maior parte dos Especialistas em Políticas Públicas aprovados no primeiro concurso apresenta formação na área das Ciências Humanas, com destaque para graduações como Ciências Sociais, Administração Pública, Relações Internacionais, Economia e Direito. A qualificação profissional e de formação dos EPPs apresenta-se como um dos diferenciais do cargo. Os aprovados trazem sólida formação acadêmica - grande parte já cursou mestrado e/ou doutorado - e experiências profissionais em outros órgãos do Estado ou no mercado privado, além da expressiva vocação para atuação em prol do interesse público.

 

 

  • Delicious: aeppsp
  • Facebook Page: aeppsp
  • YouTube: aeppsp